Siga-nos

Notícias

Você está em - Home - Notícias - Piso Salarial dos Policiais

Piso Salarial dos Policiais


Brasília - O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse hoje (21) que vai apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao final de maio o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, com cerca de 20 propostas para a área.

Uma das ações será a criação de um fundo específico para complementar o salário de agentes de segurança pública, estabelecendo um piso salarial para a categoria.
Segundo o ministro, o fundo é um pedido do próprio presidente Lula, que chamou a proposta de "Fundeb dos salários da segurança", em referência ao fundo para a educação básica, aprovado este ano no Congresso Nacional.

O programa, acrescentou Tarso, busca atacar as fontes da criminalidade no país. A ação terá foco especialmente nos jovens que moram em regiões metropolitanas e nos bolsões de miséria.
Nesse sentido, a idéia é agir na recuperação de jovens passíveis de serem recrutados à criminalidade e no reaparelhamento das polícias, com estrutura de força composta por armas não letais.

"O programa tenta oferecer saídas. Seu objetivo não é fortalecer a autoridade policial, mas oferecer saídas para os jovens que são instrumentalizados para o crime e para a violência".
A idéia do programa foi apresentada nesta segunda-feira durante o Seminário Internacional Federalismo e Desenvolvimento, promovido pela Associação Brasileira de Municípios, em Brasília.

Na avaliação do ministro, o programa pretende iniciar a mudança de paradigma da segurança pública no país, ao buscar causas e tentar dissolver as fontes da criminalidade.


Compartilhe nas mídias sociais